O site representa o trabalho de Política & Sociedade do grupo de Desigualdade Social do 9° ano C da Escola da Vila. O blog contém informações sobre a desigualdade social no Brasil. Você pode acessar a galeria (clicando nas fotos abaixo, ou aqui) e ver videos. Objetivo é passar informações sobre a desigualdade social em diferentes partes do Brasil. Disponibilizamos um Chat para discussões e trocas de ideias.
# Bill Clinton cita projetos brasileiros como solução para problemas mundiais [proceder]
# Governo fecha pacto pela redução da desigualdade social no Norte e Nordeste [proceder]
# Secretaria rebate ONU sobre direitos humanos no Brasil [proceder]
# Brasil reduz pobreza, mas se destaca por desigualdade, diz AI [proceder]
Salários no Brasil: Cor&Raça
Desigualdade social no Brasil
Salários no Brasil
Conceito de Desigualdade Social
0 comments Distribuição de alimentos
O mais triste de tudo, é que é toda essa desigualdade que gera a maior parte da fome no país. Isso acontece, pois mesmo com muitos estabelecimentos de comércio que vendem alimentos em grande escala, o dinheiro impede o acesso de muita gente a eles. Para consumi-los é preciso pagar, e muita gente da população brasileira não tem este dinheiro. Ou seja, problema não é a quantidade de alimento (se utilizássemos todos os alimentos que são desperdiçados, menos da metade deles acabaria com o problema de fome) e sim o modo como esses alimentos são distribuídos.
Mas diferentemente do que pode parecer essa “indústria alimentar” é algo muito amplo, com várias etapas para formar os produtos que compramos prontos e embalados, por isso são tão caros. Normalmente, dividimos estas etapas em três setores de abastecimento:
Setor primário: É referente às atividades agro-pecuárias, extração e produção de bens naturais. Os produtos primários podem ser produzidos, colhidos, plantados, criados, caçados, pescados, etc. Eles são matéria prima, ou seja, ainda não sofreram nenhum tipo de alteração.
Setor secundário: É aquele que utiliza a matéria prima para transformá-la em outro produto pronto para a venda, ou seja, transforma os bens naturais em produtos acabados.
Setor terciário: É a distribuição destes produtos, a comercialização, a divulgação, para a utilização pelo consumidor.
Por cada setor que os produtos passam, eles vão ficando mais caros, se acumulam mais pessoas a serem pagas por seu trabalho. Então é como uma balança, pessoas que precisam do dinheiro podem ser pagas em seus empregos em função destes produtos, mas por outro lado, estes vão ficando cada vez mais caros e se tornando impossíveis para a maioria comprar. O dinheiro que vai para um lado, precisa ser “compensado” sendo tirado do outro, o que não adianta nada para a desigualdade social atual.
Posted by: Alice, Flora, Gabriela e Gabriel S
# Quais destas consequências você acha que a desigualdade social tem maior influência?
Fome mundial
Desemprego
Preconceito
Outros
Vote! e veja os resultados
# Qual destes lugares tem a maior taxa de desigualdade social?
Tóquio, Japão
São Paulo, Brasil
Londres, Inglaterra
Nova York, EUA
Uganda, África
Vote! e veja os resultados







Webdesigner: Gabriela
Pesquisas: Alice & Flora
Organização de informações: Alice, Flora, Gabriela e Gabriel S
Créditos: Ipea, Seade, Ibge, Estadão, Blogger, Uol, Terra, Getty Images e Blog Skins.