O site representa o trabalho de Política & Sociedade do grupo de Desigualdade Social do 9° ano C da Escola da Vila. O blog contém informações sobre a desigualdade social no Brasil. Você pode acessar a galeria (clicando nas fotos abaixo, ou aqui) e ver videos. Objetivo é passar informações sobre a desigualdade social em diferentes partes do Brasil. Disponibilizamos um Chat para discussões e trocas de ideias.
# Bill Clinton cita projetos brasileiros como solução para problemas mundiais [proceder]
# Governo fecha pacto pela redução da desigualdade social no Norte e Nordeste [proceder]
# Secretaria rebate ONU sobre direitos humanos no Brasil [proceder]
# Brasil reduz pobreza, mas se destaca por desigualdade, diz AI [proceder]
Salários no Brasil
Conceito de Desigualdade Social
0 comments Desigualdade social no Brasil
O Brasil é um país muito extenso, com muitos estados, municípios e cidades. Todos eles são muito diferentes entre si, inclusive no quesito riqueza. Isso pode ser facilmente identificado ao ver um gráfico indicativo de PIB (produto interno bruto), que na maioria das vezes é liderado por São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e Rio de janeiro (RJ).
Também é facilmente perceptível neste gráfico, a desigualdade econômica entre os estados, o que já dá uma idéia de do tamanho da desigualdade social no Brasil, apesar de ser um país muito rico (conforme o PIB mundial, o país está em nono lugar). Mas não é só através do PIB que podemos concluir a grande desigualdade social que existe em nosso país, só pelo fato de que 10% das pessoas mais ricas da população brasileira, são donas de 46% do total da renda nacional, e 50% dos mais pobres são donos apenas de 13,3%, podemos ter uma visão bem ampliada (e triste) do que está ocorrendo no Brasil. O mais triste de tudo, é que é toda essa desigualdade que gera a maior parte da fome no país, algumas causas contribuintes para tudo isso:
# A má qualidade de ensino, por que depois vai ser conseqüente na hora de arranjar um emprego.
# O desemprego, que pode levar alguém a pobreza, ou até miséria, assim não tendo dinheiro o suficiente para se alimentar conforme o necessário.
# O racismo, que até hoje pode ser muito influente para ser aceito em um emprego. (66% da população pobre é negra)
# Não só o racismo como o preconceito (sexo, deficiência física,deficiência mental, etc.)
# Entre outros

A parte boa de tudo isso é que a pobreza está diminuindo, de 2004 para 2006 aproximadamente 6,3% da população pobre diminuiu, e aproximadamente 2,3% da população miserável também diminuiu. A média de 2006 era de que 26,9% da população brasileira era pobre, e 5,7% miserável.
Uma pessoa pobre,é considerada aquela que tem uma renda per capta de até ½ de salário mínimo. E é considerado miserável aquele que tem a renda per capta de até ¼ de salário mínimo, ou quem ganha até dois dólares por dia. O que não dá nem para pagar um prato de comida por dia.
Acontece, que a fome não é só causada pela desigualdade social, ou alguma coisa que vá resultar em falta de dinheiro, mas também pela falta recursos públicos distribuição de alimentos (que já existem, mas são poucos), e a iniciativa de “doadores” de alimentos. Pois de acordo com o documentário “Desperdício” por Neide Duarte, muitos estabelecimentos de comércio de produtos alimentícios desperdiçam várias toneladas de alimentos por mês (super mercados 13 toneladas, CEAGESP 1000 toneladas, etc.), que poderiam ser reutilizados para alimentar cerca de trinta milhões de pessoas, sendo que o índice de miséria no Brasil é de 32 milhões pessoas. Para isso foram feitas estas ONGs (como o mesa são Paulo) que recolhem estes alimentos e os distribuem para as pessoas mais necessitadas financeiramente.
E são iniciativas como estas, e muitas outras que podem ajudar o nosso país, não só a conseguir alcançar a meta da ONU e da FAO, de acabar com a fome em 2014, como a de vencer a desigualdade social no Brasil!
Posted by: Alice, Flora, Gabriela e Gabriel S
# Quais destas consequências você acha que a desigualdade social tem maior influência?
Fome mundial
Desemprego
Preconceito
Outros
Vote! e veja os resultados
# Qual destes lugares tem a maior taxa de desigualdade social?
Tóquio, Japão
São Paulo, Brasil
Londres, Inglaterra
Nova York, EUA
Uganda, África
Vote! e veja os resultados







Webdesigner: Gabriela
Pesquisas: Alice & Flora
Organização de informações: Alice, Flora, Gabriela e Gabriel S
Créditos: Ipea, Seade, Ibge, Estadão, Blogger, Uol, Terra, Getty Images e Blog Skins.